sexta-feira, 4 de junho de 2010

Primeira Semana de Estágio na Escola Municipal Dom Jairo


Foi dado início às nossas atividades de estágio na Escola Municipal Dom Jairo no dia 27 de Maio de 2010 no turno vespertino na sala do 1° ano do Ensino Fundamental na sala da Profª regente Regiane. Sala composta por 24 crianças, com 6 anos de idade, uma pequena variedade de níveis silábicos e uma aluna com necessidade educativa especial (deficiência intelectual em análise/ ainda não identificada) que ainda se encontra no Nível 1 da Hipótese Pré-Silábica que se caracteriza quando a criança:
- não estabelece vinculo entre fala e escrita;
- demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes;
- usa letras do próprio nome ou letras e números d\na mesma palavra;
- caracteriza uma palavra como letra inicial;
- tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever.
Iníciamos ao nosso Projeto: Valorizando o que há de melhor em mim, abordando quatro valores (Amor, Amizade, Respeito e Solidariedade), que serão trabalhados em quatro semanas. Chegamos ao fim da nossa primeira semana Amor, já dando início a nossa segunda semana Amizade.
No vídeo postado logo acima temos as fotos das nossas atividades desenvolvidas na sala de aula.
Descrevemos nesse vídeo alguns acontecimentos, no qual me disponho a falar novamente... Na 1ª aula iniciamos com a leitura de uma historinha com os alunos sentados na rodinha, logo em seguida a construção dos Nossos Combinados, lembrando que o mesmo foi feito com partindo do que cada aluno achava que deveria ser combinado.
Observamos de início como era a organização das carteiras, achamos que poderiamos ter bom rendimento caso mudassemos a arrumação da sala e apostamos e fazer grupos com quatro crianças e ali percebemos que o barulho diminuiu e os alunos aprendiam a trabalhar em grupo.
Pode-se destacar também na aula de História na qual foi tratada sobre profissões e os alunos foram convidados a fazer um passeio pela escola e a saberem quais eram as profissões existentes na escola, os mesmos visitaram a Secretaria da escola, aprenderam quais eram as profissões exitentes na Secretaria, logo depois foram à Cozinha, fizeram uma entrevista com a cozinheira, conheceram a cozinha e como era feita a merenda deles, logo depois no pátio da escola entrevistaram as senhoras que trabalham com os Serviços gerais e por fim conheceram a função do Porteiro na escola. Retornando à sala, os alunos narraram o que aprenderam no passeio e demonstraram em forma de desenho.
Tivemos a aula de Religião com o tema o amor de Deus onde cada grupo iria à frente portando de uma figura para mostrar onde estava ali representado o amor de Deus.











No terceiro dia de aula a nossa aula com necessidade educativa especial veio a aula e identificamos em qual nível da escrita ela se entrava e optamos por fazer atividades diferenciadas, sempre envolvendo o mesmo assunto que os das outras crianças. Optamos de início pelas atividade de coordenação motora e pontilhados e no fim da primeira semana ja conseguimos fazer com que ela fique na sala de aula por um longo período, já que antes ela n ficava por muito tempo na sala de aula (palavras da Profª regente). Conseguiremos um avanço, temos certeza disso!
Trabalhamos sempre com o relaxamento após recreio, um momento em que os alunos ou ficam deitados no chão ou sentados em suas cadeiras e uma de nós, contando histórias que levem os alunos a imaginar e relaxar.
Sobre tudo que explicamos levamos o aluno a nos "explicar" primeiro sobre o assunto, para partirmos do que eles sabem.



********************************************************************************






Reflexão da 1ª semana:
Reconhecemos então que Alfabetizar é respeitar o limite de cada criança!






3 comentários:

  1. Maira Haydée Goellner21 de fevereiro de 2011 16:09

    Olá! Passei para parabenizá-la por seu bellíssimo blog e agradece-la por utilizar um trecho do meu artigo sem esquecer de referencia-lo. A nossa Educaçao precisa de pessoas como você. Continue assim flor!
    Bjs!
    Prof. Maira Haydée Goellner

    ResponderExcluir
  2. Naila os creditos que vcs levaram pela instalação do laboratorio de lagedinho é uma tremenda sacanagem sua e de Renê Silva, eu admiravam vc,e desde que vc chegou aqui fui sua amiga,mais a picaretagem que vcs postaram no blog educa planaltino, levaram os creditos sozinhos e esqueceram do pobre do Marco Antonio que ficou dois dias sem almoçar para que fosse feito um bom trabalho, e vc rene e jaque ficam com os creditos e nem lembra de Marco Antonio, bando de Picaretas charlatões

    ResponderExcluir
  3. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,

    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica



    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,

    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28



    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.

    http://opirata2.blogspot.com.br/2012/05/livro-algumas-mulheres-da-historia-da.html

    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    ResponderExcluir