Desafios a vencer:
Como conciliar a hipótese silábica com a quantidade mínima de letras nas palavras monossilábicas, para quem só admite que está escrito com pelo menos três letras?
Os alunos acrescentando letras como meio de transformar essa escrita em "verdadeiras".
Alguns alunos fazem segmentação diferente no escrever palavras isoladas e frases.
Na frase para cada palavra corresponde uma letra.Atividades para crianças do nível silábico:
Letra-palavra-texto*Reconhecimento das formas e dos sons das letras isoladas;
Atividades de junção das letras para formar palavras;
Jogo com regras e/ou competições alternadas;
Atividades individuais
Listas de verificação com palavras novas.
Listas de palavras escolhidas do contexto vividos recentemente pelas crianças
Ditado para o professor: O aluno dita uma palavra, o professor escreve na losa e o aluno transcreve no caderno.
Listas de palavras guias. Com grafias que se equivalem.Ex: bolo bola bule belo
A análise do número de sílabas é feita oralmente. Trabalha-se muito o som dos pedaços, para se chegar ao som das letras.
Trabalhando as letras:
Usar alfabetos de tamanhos e materiais diferentes
Baralho com letras
Conjunto de nomes com letras iniciais. Usando a ordem alfabética.
Bingo de iniciais de palavras